sábado, 24 de outubro de 2009

O Salto do Lobo

Uma vez mais volto à rubrica 'Sinais' de Fernando Alves. 
Esta manhã, uma outra manhã, em direcção ao trabalho, ouvi mais uma 'pérola' ensaística, desta vez abordando a questão da preservação de uma alcateia de lobos, um predador em vias de extinção na Península Ibérica. 
A questão de Estudos de Impacte Ambiental elaborados pelas entidades públicas por vezes não é isenta de ambiguidades e de resultados duvidosos, o que deixa no ar a suspeita de promiscuidade e interesses nebulosos e obscuros, quando o promotor da obra e o fiscalizador são a mesma e única entidade.
Percebemos como um simples facto pode ter repercussões enormes para a concretização do ambicionado projecto de conservação do lobo ibérico. Um simples disparo de uma qualquer câmara fotográfica, num timming preciso, pode projectar um assunto que parecia fadado ao fracasso e sem grande interesse pela opinião pública. Este impulso, simples mas eficaz, veio recrudescer este tópico para a discussão mais alargada e, espera-se, mais profícua. 
Este simples gesto deve dar-nos alento para que possamos, com igualmente simples actos, contribuir para a manutenção da biodiversidade, através da preservação de espécies em perigo de extinção e dos seus habitas.
Não sejamos o lobo do próprio lobo e não fiquemos mal na fotografia............   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Planeta Verde

Planeta Verde
Façamos por melhorar o ambiente